quinta-feira, 31 de março de 2011

Contas para treinar no Flight Computer - Jeppesen - Calculo Achando a Distância

1) Se uma aeronave voa a 120 mph em um período de 3 horas quantas milhas voará?
- Simples, agora vamos fazer o seguinte:
(colocaremos a SETA preta grande do Index no numero 12 que será a nossa velocidade de 120, após olharemos no disco branco onde tem indicando 03:00) a nossa resposta será de 360 Milhas Náuticas. (NM)


2) Uma aeronave voa a 200 mph em um periodo de 02:20, quantas milhas Náuticas voará?
- Voará 460 NM

terça-feira, 29 de março de 2011

Contas para treinar no Flight Computer - Jeppesen - Calculo de Tempo e Distância

Calculo de Tempo e Distância

1) Uma aeronave voa com velocidade de 145 mph, quanto tempo levará para voar 250 NM? - (simples: Você irar colocar a seta preta do speed index, de dentro acima do 145 do lado de fora do disco, após olhará do lado de fora o 25 que sera sua distancia de 250NM neste caso, abaixo estará o seu tempo aproximado de R: 01:45 de Vôo.

2) Usando o mesmo conceito acima mudaremos os nossos valores, sendo que estaremos voando a 80 mph para percorrer 190NM, qual sera o tempo de voo?
use o computador de voo: se você fez o procedimento correto seu resultado de tempo de voo será de 02:28 minutos voando a 80mph. 

(e assim por diante poderam brincar com os numeros, apenas mudando os valores e usando o conceito para treinos e se dar bem na ANAC). colocarei sempre algumas questões de como aprender, bons estudos)

domingo, 27 de março de 2011

Siglas basicas Operacionais de Vôo

VFE: Velocidade máxima para a operação com os flapes estendidos.

VLE:  Velicidade máxima para operações com o trem de pouso estendido.

VLO: Velocidade máxima para retração e extensão do trem de pouso.

VMC: Velocidade de minimo de controle.

VNE: Velocidade nunca exceder.

VNO: Velocidade máxima estrutural de operações na faixa verde.

Vs1: Velocidade mínima para operação na faixa verde, não execeder exceto vento calmo.

Vs0: Velocidade de estol ou velocidade minima de segurança para o vôo com a aeronave configurada para pouso e com peso maximo de pouso.

Vy: Velocidade de melhor razão de subida.

Navegação aerea


1)     Uma aeronave pousada em um aeronave pousada em um aeródromo com elevação de 2120 pés e pressão de 1014,2 hPa, para zerar o altímetro deve ajustar:
--- QFE (obs: zerar o altímetro em relação ao solo 00,000)

2)     Quantas NM no equador o sol percorrerá em 8 Segundos?
--- 2

3)     A UTC em um aeródromo na longitude 137°30’ E do dia 22/09/2004 é 2200 h. A HLE, HLO e data, serão respectivamente:
--- 0700 h/0710 h/ 23/09/2004

4)     Uma aeronave mantém PM 210° para seguir o RM 200°. Durante o voo cruza a DMG de 10°W, nesse caso a correção de deriva foi de:
--- 10°

5)     A abreviatura “NNW” pertence ao grupo de pontos e seu valor em graus é de, respectivamente:
--- Subcolaterais / 337,5°

6)     Uma região mantem a PM de 205° voando numa região onde corta isogônica de 5°W e 5°E. A PV é de:
--- 205°
Obs: 205° + 5°w = 210° - 5°E = 205°
W=soma
E=subtração

7)     Ao projetar o pólo Norte em um plano, a menor distorção seria se a origem da projeção fosse:
--- Estereográfica

8)     Quando na carta WAC aparecer uma linha indicando NO VARIATION, significa que é uma linha
--- Agônica (linhas que unem pontos onde a declinação magnética é nula 0°)

9)     Ao medir 2,5cm em uma carta WAC, tem-se:
--- 25km (regra: se 1cm é 10km, você ira fazer 2,5x10=25)

10)  No espaço aéreo perigoso, N° 6 do Comar 3 vem designado, na carta WAC, como
--- D306
Obs: D = Danger, depois sempre vem o numero do Comar, depois o numero do espaço aéreo)

11)  A abreviatura “SSW” pertence ao grupo de pontos:
--- Subcolaterais


12)  Em uma projeção Lambert, uma rota loxodrômica é representada por um (a)
--- Linha curva

13)  O nível de vôo de uma aeronave é dado pela distancia vertical, medida a partir do (a):
--- Nível de pressão padrão (1013.2 hPa)

14)  O ângulo formado entre o rumo e a proa, denomina-se:
--- Correção de Deriva

15)  Dados: Numero MACH indicação .55 e temperatura indicada do ar 20°C, a TAS é de:
--- 370 Kt
(Flight Computer: na janela do Mac por na indicação de 20°C, na janela interna veras no 55, o resultado será 37 então sua velocidade indicada é de 370Kt)

16)  Dados altitude pressão 15000 FT, temperatura 30°C e altitude indicada 12000 FT, a altitude verdadeira será de:
--- 4260 m

17)  As horas UTC, HLE e HLO são iguais no meridiano:
--- Zero Graus

18)  Na carta WAC os dados do AD são 471LH18. Portanto o Comprimento da RWY é de:
--- 1800 m.

19)  Com relação as ondas de radio, a distancia compreendida entre duas cristas consecutivas de um ciclo, denomina-se:
--- Freqüência

20)  O radio receptor com uma antena Loop, que é capaz de determinar a direção das ondas emitidas por uma estação e que comumente sofre com os problemas de descargas elétricas da atmosfera, denomina-se:
--- ADF = Automatic Direction Finding

sábado, 26 de março de 2011

Meteorologia


Meteorologia Pura: Dirigida para campos de pesquisa
Meteorologia Aplicada: Dirigida para os ramos de atividade Humana.

Meteorologia Aeronáutica

É os estudos dos fenômenos que ocorre na atmosfera, visando economia e segurança de vôo.

- Observação: verificação visual ou instrumental.
- Divulgação: é a transformação para fins de difusão no meio aeronáutico das observações realizadas
- Coleta: para fins meteorológicos, das observações feitas.
- Analise: informações coletadas a serem fornecidas sob forma de previsão do tempo.
- Exposição:Entrega das observações, analise e previsões para os aeronavegantes.


Movimento da terra

- Rotação: movimentado em torno do eixo polar de Oeste para Este, em 24hs, velocidade máxima de 1.666km/h responsável pelo dia e pela noite. Com aquecimento Diurno e resfriamento Noturno.

- Revolução ou translação: realizado ao redor do sol, de Oeste para Este, responsável pelas estações do ano.”

- Eclítica: chamado plano de orbita apresenta inclinação formando uma declinação constante de 23°27’, com este plano de órbita (Eclitica).

Equinócios: Igual duração entre o dia e noite.
Solstícios: maior diferença de duração entre o dia e a noite

Latitudes terrestres

- Tropicais: Entre o tropico de câncer no hemisfério norte e tropico de capricórnio no Hemisfério Sul.

- Equatoriais: Em torno do equador terrestre faixa da ITCZ – faixa de separação as circulações dos dois Hemisférios.

- Subtropicais: Entre o tropico e os paralelos de 30° de cada hemisfério.

- Temperadas: Entre os círculos polares e 30° e as 4 estações do ano.

- Polares: Entre os círculos polares e os respectivos pólos. (dia e noite polar com duração de 6 meses).

sexta-feira, 18 de março de 2011

Teoria de Vôo


Prova - 4

1)     Quando a ar passa pela asa de uma aeroanve, aparecem duas forças denominadas:
--- Sustentação e resistência ao avanço

2)     Envergadura é a distancia entre:
--- Uma ponta e a outra da asa.
3)     Na sua grande maioria as asas dos aviões são feitas com um perfil do tipo:
--- Assimétrico

4)     Ao ponto de cruzamento dos três eixos imaginários do uma aeronave damos o nome de:
--- Centro de gravidade (CG)

5)     Assinale a alternativa errada:
--- Aerofólio é uma superfície aerodinâmica que oferece o mínimo de resistência ao avanço possível.

6)     Assinale a afirmativa errada. A força de resistência ao avanço é diretamente proporcional:
--- A velocidade de deslocamento.

7)     Uma chapa plana perpendicular á direção de escoamento possui maior resistência ao avanço que uma forma aerodinâmica, de mesma área frontal devido:
--- Ao escoamento tornar-se mais turbulento na parte traseira, formando uma sucção

8)     As asas, estabilizadores e hélices são também denominados:
--- Aerofólios

9)     Se diminuirmos o peso de uma aeronave, a velocidade de stol:
--- Diminui

10)  O coeficiente de sustentação tem o seu valor Maximo:
--- no ângulo Critico

11)  O produto entre a massa e a aceleração, chama-se:
--- Força

12)  Os fatores que influem na sustentação de um aerofólio são:
--- Forma, área, velocidade, ângulo de ataque e densidade do ar

13)  O estol ocorre quando:
--- Devido a um turbilhonamento no extradorso, a pressão neste ponto reduz-se rapidamente

14)  A força de sustentação depende somente de:
--- Ângulo de ataque, formato do aerofólio, área da asa, densidade do ar e velocidade de deslocamento.

15)  O instrumento que mede a variação da altura na unidade de tempo é:
--- Climb

16)  Quanto a sustentação é maior do que o peso, o avião:
--- Sobe
17)  O coeficiente de resistência ao avanço (Cd) = (Coeficiente de Arrasto) é para corrigir:
--- Efeito de viscosidade do ar.

18)  O deslocamento do ar em torno de uma asa produz uma força que empurra a asa para:
--- trás e para cima

19)  Alongamento de uma asa é a relação entre a:
--- Envergadura e o CMG = Corda media Geométrica

20)  Na parte mais estreita de um tubo real o ar terá escoamento:
--- Mais rápido.