quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Sustentação de uma Aeronave.

Iremos dizer sobre sustentação, que define como uma componente da (RA) = Resultante Aerodinâmica, perpendicular ao vento relativo.

Sustentação é gerada pela asa do avião, um aerofólio designado para sustentar o peso.


O perfil de asa assimétrico, é mais utilizado nas asas, uma vez que uma maior curvatura no extradorso faz o ar ter a sua velocidade aumentada e a pressão diminuída em relação ao intradorso, essa diferença entre o intradorso e o extradorso gera a sustentação.

O ar que passa por baixo no intradorso da asa atua como terceira lei de newton, atuando a sua força para cima, produzindo a sustentação.

PS. Você percebe este detalhe quando em um carro numa via, e ao por a mão para fora da janela, reação depende do deslocamento e do ângulo de inclinação de sua mão em relação ao vento relativo.


Quantidade de sustentação que uma asas é capaz de produzir depende basicamente do, COEFICIENTE SUSTENTAÇÃO, PRESSÃO DINÂMICA, ÁREA DE ASA.

O coeficiente de sustentação (CL) esta relacionado ao ângulo de ataque da asa e o formato aerodinâmico do aerofólio, CL é diretamente proporcional ao ângulo de ataque e a pressão dinâmica esta relacionada  à densidade do ar e a velocidade da aeronave.

Sendo então que a sustentação depende:
* ângulo de ataque, densidade do ar, formato do aerofólio, velocidade da aeronave, área de asa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário